Ativar vídeo em LIBRAS Aumentar tamanho dos textos Reduzir tamanho dos textos Aumentar ou reduzir o contraste do texto

Síndrome de Burnout: Um estudo sobre burnout na saúde do professor.

Por Jéssica Muniz Braga (jessicalinkamuniz@hotmail.com).

Este estudo objetivou compreender as causas/incidências da Síndrome de Burnout em professores. A burnout é um estresse crônico que acomete principalmente os profissionais que lidam com pessoas e demandam considerável sobrecarga emocional. A sintomatologia para configuração da síndrome incide pela caracterização de três esferas laborais:-
A despersonalização, a exaustão emocional e o absenteísmo. Buscou-se identificar quais as causas dessa patologia e suas consequências para a saúde docente; para isso, o embasamento teórico somado a pesquisa de campo com professores da rede municipal de ensino de Santos-SP, foi articulado na perspectiva de alertar os profissionais para a ocorrência da Burnout e possíveis formas de enfrentamento/acompanhamento médico especializado.
O Burnout é um processo crônico de estresse ocupacional, que afeta diferentes áreas, desencadeando a insatisfação do indivíduo tanto pessoal como profissionalmente, gerando desde o absenteísmo, acidentes ocupacionais, até complicações físico-emocionais ao profissional afetado, perda do prazer nas atividades cotidianas, dentre outras.
A exaustão emocional é indicador observado pelos especialistas (médicos, psiquiatras e psicólogos) para a configuração da síndrome. A concepção embasada nesse estudo explicita a relevância em equilibrar nossas vidas devotando tempo ao lazer e agindo de forma sensata frente às adversidades, visando o equilíbrio e a harmonia com o habitat que nos cerca. O respeito aos próprios limites é a sabedoria que discerne os sadios dos sem perspectivas. O professor necessita desta premissa ao longo de sua jornada de trabalho, impreterivelmente.
Ressalva-se, portanto, o cunho acadêmico deste trabalho e a intencionalidade de fomentar o autoconhecimento docente para evitar o acometimento pela Síndrome de Burnout.